Nossa História

O SEMINÁRIO E A CAPELA

Nossa história começou em 1853, no bairro do Guaré, hoje bairro Luz, quando iniciou-se a construção de um edifício para abrigar o Seminário da Imaculada Conceição por doações feitas para Dom Antonio Joaquim de Mello, bispo da então Diocese de São Paulo.

Em 1856, apesar da obra não estar totalmente concluída, foi inaugurada,em 06 de novembro, a Capela e seis anos depois o Seminário foi instalado.

NASCE A PARÓQUIA SÃO CRISTOVÃO

Em 1905, parte do Seminário muda para Pirapora e a fachada da Capela é modificada, conservando ainda hoje a suas características.

Mas, foi somente em 1940, com a transferência do Colégio do Seminário para o bairro Ipiranga é que foi fundada a Igreja São Cristovão.

TOMBAMENTO DA IGREJA COMO PATRIMONIO HISTÓRICO CULTURAL

Com  a deterioração e desabamento da parede lateral, a igreja  foi interditada em 05 de março de 1982. Em 12 de maio de 1982 foi aprovado por unanimidade o processo de tombamento do bem cultural pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico Artístico e Turístico do Estado) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura,  , número do processo 22078/82. Em 01 de junho de 1982 foi iniciado o processo de conservação da Igreja, num trabalho em conjunto com o FRM (Fundação Roberto Marinho), DOP (Departamento de Edifícios e Obras Públicas) e o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico Artístico e Turístico do Estado).

A igreja foi restaurada e reinaugurada em  28 de abril de 2001.